Termos Mais Usados em Redes Ópticas

Termos Mais Usados em Redes Ópticas

Conheça os termos mais usados quando o assunto são as redes ópticas.

Em redes ópticas muitos termos são usados para identificar cada parte do projeto, diagrama de rede ou documentações. É importante para todo técnico que trabalhe com redes óticas, saber o seu significado, o qual facilitará a interpretação dos projetos e documentos de referência.

A maioria dos termos estão em inglês, assim saber o inglês ajuda, porém é de suma importância o conhecimento do seu significado em português.

Conheça abaixo os principais termos utilizados e seus significados.

FO: fibra ótica.
Meio de transmissão das redes ópticas onde seu elemento principal é composto de vidro. Equivalente aos cabos com fios de cobre, porém no lugar do cobre temos o vidro, por onde circulará a luz ao invés de eletricidade.

MM: fibra multimodo.
Tipo de fibra usado em redes ópticas de curtas distâncias e baixas velocidades.

SM: fibra monomodo.
Tipo de fibra usado em redes ópticas de longas distâncias e alta velocidade.

CO: cordão ótico
Cordão de fibra ótica utilizado para ligar o PTO à ONT/ONU ou qualquer outro equipamento que tenha interface óptica. Pode ser usado nos pontos terminais ou nas salas de equipamentos para interligação dos roteadores e switchs.  

CEO: caixa de emenda óptica
Dispositivo utilizado para fazer a emenda e redistribuição da fibra nas redes de distribuição.

PTO: Ponto de terminação óptica
Equipamento usado para levar a fibra até o ponto terminal. É o equivalente às tomadas em redes UTP. A fibra entre no PTO e é ligada em um terminal óptico fêmea, onde um cordão ótico poderá ser acoplado indo até a ONT/ONU, roteador, switch ou computador.  

DIO: Distribuidor interno óptico
Dispositivo que recebe os cabos de fibras ópticas possibilitando que estas sejam distribuídas entre os diversos equipamentos na sala de telecomunicações.  É o equivalente ao pacth panel nas redes UTP.

ONT: Terminal de rede óptica
Equipamento ativo que recebe o sinal ótico, através da fibra, e converte para sinal elétrico, redirecionando para um cabo de cobre (UTP/STP). Este equipamento é instalado dentro das dependências do usuário. Alguns equipamentos possuem outros tipos de portas como telefone, Wifi e vídeo.

ONU: Unidade de rede óptica.
Equipamento idêntico à ONU, porém sua instalação é tipicamente externa, sendo instalado normalmente em armários, bastidores ou pedestais, em vias públicas.

OLT: Terminal de linha óptica
O OLT é o equipamento central, responsável por duas funções:

Receber os sinais elétricos enviados pelos provedores de telecom, converter e reenviar como sinais óticos para as redes PON.
Fazer a multiplexação do sinal e enviar para as diversas unidades ONU/ONT instalada nos clientes.
Fica instalado na sala de telecomunicações ou central de equipamentos.

PON: Rede óptica passiva
Tipo de rede de telecomunicação, baseado em fibras ópticas. As redes PON tem como característica principal sua arquitetura ponto-multiponto, que não requer alimentação elétrica nos divisores de sinal espalhados ao longo da rede. As redes PON permitem que uma única fibra seja dividida entre diversos clientes finais, através de equipamentos chamados splitters.

Splitter: Divisor óptico passivo
Dispositivo responsável por permitir que o sinal de uma única fibra seja dividido e distribuído entre várias outras fibras. Isto é possível devido às tecnologias de multiplexação do sinal conhecidos como WDM.  

FTTN: fibra até a residência
Conceito de redes PON onde a fibra chega num ponto próximo às residências, sendo distribuído pela vizinhança. Esse termo muitas vezes é substituído pelos termos FTTH e FTTB.

FTTC: fibra até a calçada
Conceito de redes PON onde a fibra vai até à calçada, sendo terminada normalmente em armários ou bastidores instalados na via púbica.

FTTB: fibra até o prédio
Conceito de redes PON onde a fibra é levada até o prédio do cliente. Aqui a fibra termina normalmente nos armários de entrada dos prédios.

FTTH: fibra até a residência
Conceito de redes PON onde a fibra é levada até a residência do cliente. Terminando, portanto, dentro das dependências do cliente.

FTTD: fibra até o desktop
Conceito de redes PON onde a fibra vai até o desktop do cliente.

FTTx: Fibra até um determinado ponto (ponto X)
Termo genérico que define as redes PON. A última letra faz referência onde a fibra termina. Sempre utilizando a inicial da palavra em inglês (Home, Building, Curb, Desktop, etc).

WDM: Divisão por comprimento de onda
WDM é uma tecnologia que permite que numa rede se utilizem sinais óticos com diferentes tipos de frequência (diretamente relacionada com o comprimento de onda) no mesmo canal, através da multiplexagem.


Leave a Reply

Entre em contato

Endereço
São José do Rio Preto-SP

Horário
Segunda—Sexta: 8:00–18:00
Sábado: 08:00–12:00

E-mail

contato@acction.com.br

Urgência e Emergência

(17) 98118-6432

(17) 99741-5185

 

Busca

WhatsApp chat