15 Dicas Úteis do Windows Para Economizar Seu Tempo.

15 Dicas Úteis do Windows Para Economizar Seu Tempo.

Tags :

Category : Uncategorised

Economize seu tempo com nossas dicas úteis do Windows, usando atalhos e customizações que facilitarão seu dia a dia. Trouxemos aqui 15 dicas importantes que funcionarão nas versões 7, 8, 8.1 e 10, com algumas pequenas diferenças. Então vamos lá.

1. Abra os programas da barra de tarefas direto pelo teclado.

abrindo programas pelo teclado

Muitos de nós já usamos a barra de tarefas para fixar os programas mais utilizados. Abrir os programas que estão na barra de tarefas é simples, basta clicar sobre eles. Mas tem uma forma mais fácil de fazer isso através do teclado.

Esses programas quando são inseridos na barra de tarefas recebem um número de ordem que vão de 1 a 0 (10), começando do ícone mais à esquerda até o mais à direita.

Para abrir esses programas com o teclado basta apertar “Windows Key” + “número de ordem do programa” que se deseja.

2. Abra uma nova instância de um programa rapidamente.

Abrindo uma nova instancia de um programa

Você abre o Word e começa a digitar seu trabalho. Daí você precisa abrir outro arquivo para pegar algumas informações, mas não quer usar a mesma instância. Simples, abra outra instância do Word.

Para fazer isso rapidamente, segure o Shift enquanto clica sobre o ícone do programa que já está aberto e que deseja abrir uma nova instância.

3. Copiando o caminho do arquivo.

Copiar arquivos e pastas todos nós já sabemos. Mas e se você precisasse copiar o caminho onde está o arquivo, por exemplo, para poder colocar em um documento técnico ou enviar para alguém por e-mail.

Para fazer isto use um recurso simples. Segure o Shift enquanto clica com o botão direito do mouse sobre o arquivo desejado e escolha a opção “copiar como caminho”.

4. Aumentando as opções do menu ”Enviar Para”.

Shell: sendto

Quando clicamos com o botão direito sobre arquivos ou pastas, o sistema nos mostra uma opção chamada de “enviar para” e assim podemos mandar essas pastas/arquivos para unidades removíveis, dispositivos Bluetooth ou enviar por fax, por exemplo.

Mas se você acha isso pouco e gostaria de adicionar mais opções ao menu “enviar para”, como pastas que você mais usa, faça assim:

Primeiro abra o Windows Explorer, vá até a barra de endereços e digite shell:sendto. Agora arraste e solte as pastas que deseja que apareçam como opções ou clique com o botão direito e escolha novo, atalho, e aponte para a pasta que desejar. Você pode renomear as novas opções conforme achar melhor.

5. Visualizando somente as opções padrões do menu “enviar para”.

Exibindo enviar para Padrao

Agora que você já adicionou dezenas de pastas ao menu “enviar para”, talvez comece a ficar difícil localizar as opções padrões como “unidades removíveis” ou “fax”. Mas para isso tem uma solução.

Ao invés de clicar com o botão direito direto sobre o arquivo, segure o Shift antes de clicar sobre o arquivo. Isto fará com que o Windows mostre apenas as opções padrões.

6. Voltando atrás.

Apagou um arquivo sem querer ou então copiou dezenas de arquivos para a pasta errada?  Ou, pior ainda, moveu uma pasta para uma outra pasta, mas não conseguiu saber para onde ela foi? Calma, não precisa chorar.

Basta clicar CTRL+Z e a última operação executada é desfeita. O Windows guarda as mais recentes operações realizadas. No XP eram as últimas 10, e a partir do Vista as últimas 32. Portanto use o CTRL+Z com cuidado, para não refazer o que foi desfeito e causar uma bagunça. O histórico zera quando reiniciar o Windows.

7. Exiba caixas de seleção de arquivos.

Caixa de selecao de arquivo

Talvez você já tenha precisado selecionar vários arquivos não contínuos em uma pasta e para isso teve que usar o CTRL e ir clicando nos arquivos desejados. Ao invés de usar o CTRL agora você pode usar as caixas de seleção.

Primeiro abra o Windows Explorer, vá até a barra de menus e selecione o menu “exibir”. Agora selecione a opção “caixas de seleção de itens”. Pronto, agora aparecerá uma caixa de seleção do lado esquerdo de cada arquivo ou pasta. Basta ir clicando para selecionar o que desejar.

Isto funciona, porém, assim como com o CTRL, se clicar em qualquer parte da tela vai perder a seleção.

8.  Aero Snap Desktop Windows.

Reposicionando janelas abertas

Um dos mais atraentes aspectos do Windows 8/10 é a sua habilidade de mostrar múltiplas janelas de aplicativos abertos lado a lado. Esta característica é muito útil quando se trabalha com múltiplos aplicativos abertos e precisa alternar entre eles com frequência. Basta clicar no topo da janela e arrastar ela para direita ou esquerda para que ela seja redimensionada automaticamente em metade da tela. Ao arrastar para a borda superior a janela expande em tela cheia.

Você também pode usar o teclado para trabalhar com múltiplas janelas. Usando as combinações de teclas “Windows Key” + “seta de direções” e “Windows key” + Tab, você visualiza e movimenta todas as janelas e posiciona conforme desejado. Em uma janela minimizada, clique “Windows Key” + “seta para cima” duas vezes para maximizá-la, e em uma janela maximizada clique “Windows Key” + “seta para baixo” duas vezes, para minimizá-la.

9. Usando a busca avançada do Windows Explorer.

Busca avançada de arquivos e pastas

Muitas pessoas fazem buscas usando o menu iniciar ou o campo pesquisar da tela inicial no Windows 8, ou ainda o campo de pesquisa da barra de tarefas do Windows 10. Mas isto não lhe dá opções de fazer buscas avançadas por tipo, tamanho ou data de arquivos e pastas.

A busca avançada também lhe permite fazer buscas por autor, tipo, nome, caminho da pasta, marcas, títulos, conteúdo e pastas compactadas.

Para fazer isso abra o Windows Explorer, clique no campo “pesquisar” na parte superior, à direita da barra de endereços. Agora, clique no menu “Pesquisar” na barra de menus e escolha as opções desejadas. Volte ao campo “pesquisar” e digite o que for pesquisar, tecle Enter e pronto, é só aguardar o resultado.

10. Fixe itens mais comuns nas listas suspensas.

Fixando item na lista suspens

Você pode fixar os aplicativos mais usados na barra de tarefas. Isto facilita muito, pois assim não será preciso ficar procurando pelo aplicativo no menu iniciar ou na tela inicial. Para fazer isto, localize o aplicativo que deseja fixar, clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção “fixar na barra de tarefas”.

Arquivos e pastas também podem ser fixados. Assim que seu programa estiver aberto, clique com o botão direito sobre o ícone na barra de tarefas, localize na lista suspensa o arquivo que deseja fixar e clique no alfinete que aparece ao lado do nome.

11. Aumente o número de itens recentes da lista suspensa.

Aumento a quantidade de iten recentes

Se você já se acostumou a usar as listas suspensa de itens e achou pouco o número de itens exibidos você poderá aumentá-la.

Para isto faça o seguinte:

Clique com o botão direito na barra de tarefas e escolha “propriedades”, clique na aba “itens suspensos”. Aqui você poderá alterar o comportamento das listas suspensas de itens e a quantidade de itens exibidos. Escolha algo entre 15 a 20. Mais do que isso pode se tornar incômodo. No Windows 10 para alterar a lista é preciso alterar pelo registro do Windows.

12. Adicionar novas pastas nos favoritos/acesso rápido.

Adicionando aos favoritos e acesso rapido

Uma outra forma de acessar rapidamente suas pastas e arquivos é coloca-los na guia favoritos. No Windows 10 a pasta favoritos passou a se chamar acesso rápido.

Para isso basta arrastar o arquivo ou pasta para a pasta favoritos/acesso rápido, que aparece no painel da esquerda. Pronto, agora suas pastas e arquivos mais usados podem ser acessados mais rapidamente.

13. Atalhos de teclado para abrir os aplicativos.

Criando atalho para abrir aplicativos

O Windows tem dezenas de atalhos de teclado pré-configurados, porém, você pode cadastrar seus próprios atalhos de teclado para abrir um aplicativo rapidinho, sem usar o mouse.

Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do aplicativo e escolha “propriedades”. Na tela de propriedades, clique na aba “atalho”, depois no campo “tecla de atalho”. Agora aperte e segure a tecla CTRL + “letra que deseja”. Ao apertar a tecla CTRL o campo “tecla de atalho” mostrará a sequência de teclas CTRL+ Alt + “letra que escolheu”. Clique em OK e pronto, seu atalho estará criado. A partir de agora basta pressionar CTRL + Alt + “letra escolhida” que o programa abrirá.

14. Visualizando todas as janelas abertas.alternando entre aplicativos

 

Muitas vezes trabalhamos com várias janelas abertas ao mesmo tempo e usamos o método tradicional ALT + Tab para alternar entre elas. Porém, há um método mais prático que mostra todas as janelas que estão abertas juntas.

Para fazer isso basta usar a tecla “Windows Key” + Tab ou Alt + Alt + Tab. Isso mesmo, pressione as duas teclas Alt ao mesmo tempo mais a tecla Tab. Agora use as setas de direção para selecionar a janela desejada. A vantagem de se usar “Windows Key” + Tab é que permite alternar entre as áreas de trabalho.

15. Criando uma nova área de trabalho virtual.

Criando novas areas de trabalho virtuais

O recurso multitarefa do Windows nos permite abrir diversos aplicativos ao mesmo tempo, mas isto pode se tornar confuso quando abrimos muitos aplicativos.

No Windows 10 é possível criar outras áreas de trabalho virtuais e organizar os aplicativos por tarefas relacionadas.

Para fazer isso, basta pressionar a tecla “Windows Key” + Tab, quando aparecer a tela de janelas, clique no botão que aparece no canto inferior direito, “nova área de trabalho” ou clique “Windows Key” + CTRL + D. Pronto, agora você já tem uma área de trabalho virtual novinha para abrir outros aplicativos. Dessa forma tudo fica mais organizado. Para alternar entre as áreas de trabalho use as teclas “Windows Key” + Tab e selecione a área desejada com o mouse ou tecle “Windows Key” + CTRL + “setas direita/esquerda”.

 


Leave a Reply

Entre em contato

Endereço
São José do Rio Preto-SP

Horário
Segunda—Sexta: 8:00–18:00
Sábado: 08:00–12:00

E-mail

contato@acction.com.br

Urgência e Emergência

(17) 98118-6432

(17) 99741-5185

 

Busca

WhatsApp chat