12 Dicas de Senhas

12 Dicas de Senhas

Tenha Senhas Fortes e Seguras.

Ter uma senha forte é a sua primeira linha de defesa contra intrusos e impostores!

Senha Forte

Ao longo dos anos, com a evolução dos processadores a capacidade de processamento dos computadores aumentou de forma exponencial. Para se ter uma ideia, uma senha do tipo “security1” em 2000 demorava 3 anos para ser quebrada, hoje leva pouco mais de 3 minutos.

Por isso hoje precisamos reforçar nossas senhas. Nada de ficar usando a data de nascimento, ou palavras conhecidas, palavras curtas, sequencias de letras ou senhas fracas que sejam fáceis de adivinhar.

Um computador doméstico hoje tem a capacidade que antigamente somente os grandes computadores tinham. Assim um hacker pode facilmente quebrar sua senha se ela for fácil.

Uma senha como sequencias de letras  (ex.: abcdefghijklmnopqrs…) ou números (123456789..) leva apenas 1 segundo para ser quebrada.

Usar a combinação de letras e números também ajuda muito, mas não pode ser sequencial do tipo 1a2b3c4d, a qual levaria segundos para ser adivinhada. Misture letras e números, mas não de forma sequenciada, como por exemplo, “1x9y5z3w6l “, que demoraria 4 anos.

Se você aumentar a combinação de caracteres misturando números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos vai reforçar ainda mais sua senha. Mas também não pode ser uma senha conhecida como “P@ssw0rD” que já é conhecida pelos hacker. Porém, se você usar “9.@.ssw0rd.!“ vai levar 90 anos.

 

Confira abaixo algumas dicas para ter uma senha forte e segura.

 

1. Nunca dê sua senha para ninguém.

Nunca revele sua senha a seu amigo, mesmo que ele seja seu melhor amigo. Um amigo pode – talvez acidentalmente – passar sua senha para outros. Ou então, se ele se tornar um ex-amigo e por vingança, resolver abusar de você e espalhar a senha.

2. Não use uma senha única.

Tenha senhas diferentes para cada conta que você tenha, seja contas bancárias, sites, etc. Como hoje temos que lidar com dezenas, até centenas, de senhas. Para não correr o risco de esquecê-las use um padrão de senhas ou um gerenciador de senhas.

3. Não use sequencias de caracteres.

Caso não seja possível misturar letras, números e símbolos em sua senha, nunca use de forma sequencial, como 1234, 9876, abcd, etc. Procure misturar os números, mas também não use números que façam referência a datas de nascimento sua ou de seus familiares, ano atual (2018), datas comemorativas (2512), entre outros.

4. Use uma senha-frase.

Especialistas em segurança estão agora recomendando uma “senha-frase” ao invés de uma senha de uma palavra. Como uma frase deve ser relativamente longa – em torno de 20 caracteres ou mais e consiste de palavras aparentemente aleatórias amarradas junto com números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas. Algo que você possa se lembrar, mas os outros não podem adivinhar como: CasaAmareladeJ@nelaAzu1 – em torno de 20 caracteres – Nesta frase usamos letras maiúscula, minúscula, símbolos e números. Evite usar citações famosas que podem ser fáceis de adivinhar.

5. Crie uma senha de pelo menos 12 caracteres.

Quanto maior melhor. Se a criação de senha-frase pode ser difícil para você, pelo menos considere usar uma senha grande, pelo menos 12 caracteres. Senhas grandes são difíceis para os hackers quebrarem.

6. Inclua números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos.

Considere usar um símbolo “$” no lugar de um S ou um “1” no lugar de um L, ou inclua um &,%. Mas note que $1ngle não é uma boa senha. Os hackers estão cientes disto. Mas A$e0mpdH (Ayrton Sena é o maior piloto da história) é uma senha forte.

7. Nunca escreva sua senha em um post-it.

Isto pode ser óbvio, mas pesquisas tem revelado que muitas pessoas colam post-it com suas senhas nos monitores ou áreas de trabalho. É uma péssima ideia. Se por algum motivo você tiver que escrever a senha, esconda em algum lugar que só você tenha acesso.

8. Comece a usar um gerenciador de senhas.

Programas ou serviços web como RoboForm (Windows) ou Lastpass (Windows e Mac) deixa você criar uma senha forte diferente para cada site. Assim você somente tem que se lembrar de uma única senha para acessar o programa ou site que está armazenando as senhas para você.

9. Pense em usar uma autenticação multifator.

Muitos serviços oferecem a opção de verificar sua identidade se alguém logar em sua conta de um dispositivo não identificado. O método típico é enviar um texto ou outro tipo de mensagem para um celular, ou dispositivo móvel registrado para você, com um código que você precisa digitar para confirmar que é realmente você que fez o logon. Uma vez confirmado, o dispositivo é registrado e você não será obrigado a repetir esse processo quando logar em um dispositivo conhecido, como seu próprio computador, tablete ou smartphone.

10. Não caia em um ataque de “phishing”.

Tenha muito cuidado ao clicar em um link (mesmo que pareça de um site conhecido) pedindo para você logar, alterar sua senha ou fornecer suas informações pessoais. Pode ser legítimo ou pode ser um “phishing scam” onde a informação que você digitar vai para um hacker. Na dúvida, não clique no link, abra seu browser e digite o endereço do site desejado.

11. Tenha certeza que seus dispositivos estão seguros.

A melhor senha do mundo pode não ser útil se tiver alguém olhando sobre seus ombros enquanto você a digita ou se você esquecer de fazer o logout de computadores públicos ou compartilhados. Softwares maliciosos, incluindo “Key loggers” (softwares que gravam tudo que é digitado) são usados para roubar senhas e outras informações. Para aumentar a segurança, use um bom firewall, um bom antivírus/anti-spyware, e tenha certeza que eles estejam atualizados. Garanta também que seu sistema operacional (Windows, MacOS, Android, etc) estejam atualizados.

12. Use uma senha ou impressão digital para bloquear seu smartphone ou tablet.

A maioria dos smartphones podem ser bloqueados para que a única forma de o desbloquear é digitando um código, normalmente uma sequência de números ou talvez um padrão que você desenha na tela. Alguns dispositivos mais novos permitem você usar suas impressões digitais como forma de proteção, o que é muito seguro. Às vezes, quando as pessoas com más intenções encontram telefones desbloqueados, eles os usam para roubar as informações dos proprietários, fazer um monte de chamadas ou enviar textos que parecem que estão vindo do proprietário. Alguém se passando por você poderia enviar textos que fazem parecer que você está intimidando ou molestando alguém com imagens ou palavras inadequadas, o que pode ser muito grave.

Depois que você seguiu todas as nossas dicas e criou sua senha que tal testá-la? Acesse https://password.kaspersky.com/br/ e verifique se sua senha esta forte.


Leave a Reply

Entre em contato

Endereço
São José do Rio Preto-SP

Horário
Segunda—Sexta: 8:00–18:00
Sábado: 08:00–12:00

E-mail

contato@acction.com.br

Urgência e Emergência

(17) 98118-6432

(17) 99741-5185

 

Busca

WhatsApp chat