7 Mitos Sobre Cyber Segurança

7 Mitos Sobre Cyber Segurança

Confira abaixo os 7 mitos mais comuns quando o assunto é a Cyber Segurança.

Cyber Segurança

Mito 1 – Vírus e outros software maliciosos (malwares) somente afetam PC e notebooks.

Realidade – Mobile Malwares, os quais afetam smartphones, tablets e outros dispositivos móveis aumentaram 58% no último ano.Malware

Estes malwares podem roubar informações como o número do telefone e endereços de e-mail (32% dos ataques) ou usar o GPS para rastrear o usuário (19% dos ataques).

Mito 2 – Eu não posso pegar vírus ou ser atacado nos sites das redes sociais mais populares (face, twitter, etc).

Realidade – A maioria das grandes redes sociais são os alvos principais dos scammers (pessoas que aplicam golpes pela internet), com 56% dos ataques vindos do oferecimento de presentes, vantagens e pesquisas falsas.

Mito 3 – Equipamentos Apple não são suscetíveis à vírus ou ataques via internet.

Realidade – Apesar dos hackers ainda visarem principalmente os PC´s, mais de 600.000 Mac´s foram infectados por um único ataque. Os ataques aos Macs aumentaram 80% nos últimos anos. Isto mostra que nenhum dispositivo está livre de ataques e infecções.

Mito 4 – Antivirus Free são suficientes para proteger os meus dados.

Realidade – Os “ransomwares” (malware que ataca o usuário e criptografa todos os arquivos, impedindo seu uso, e pede um resgate em dinheiro para liberar os arquRansomwareivos) é um exemplo de uma tendência que vem aumentando, o qual é conhecido por ser mais difícil de ser revertido, mais agressivo e mais profissional que outros malwares. Em 2017 as variantes deste tipo de ameaça aumentaram 46%. Este tipo de malware requer uma proteção mais ampla que os antivírus free não oferecem.

Mito 5 – É fácil dizer que um site é falso. Erros tipográficos ou caracteres estranhos são indicações de fraude.

Realidade – Os sites falsificados hoje são “idênticos” aos sites oficiais das empresas nos mínimos detalhes. Além disso, o número de sites falsos tem aumentado ao longo dos anos.

Mito 6 – Meu computador não será infectado se eu não visitar sites perigosos.

Realidade – 61% dos sites maliciosos são atualmente sites legítimos que estão Cybercriminalcomprometidos e infectados com códigos maliciosos. 1 em cada 13 solicitações de sites levam a um malware, aumento de 3% em relação à 2016. Sites de negócios, tecnologia e comercio eletrônico estão entre os top 5 sites mais infectados. Cabe aos proprietários dos sites manter seus códigos atualizados e protegidos contra infecção, e corrigi-los nestes casos.

Mito 7 – Eu vou saber imediatamente se o meu computador está infectado.

Realidade – Cyber criminosos hoje confiam na invisibilidade. Quanto mais tempo Botneteles permanecerem invisíveis mais danos eles podem causar. Seu computador poderá ser parte de uma “botnet” (uma rede de computadores controlados remotamente que enviam spam´s ou participam de ataques à outras redes) e você pode nem saber disso.

Confira também 3 dicas que podem te ajudar

Sempre siga as melhores práticas de segurança, como usar senhas complexas e únicas (leia nossas dicas) para cada site e não forneça seus dados em sites que você não confia. Não importa de qual dispositivo (pc, tablet, smartphone) você faça o acesso.

Nunca clique em links ou abra anexos de pessoas que você não conhece. Se você receber uma mensagem estranha de um conhecido faça uma análise antes. Ele pode ter tido seu e-mail ou conta de sua rede social hackeada.

Tenha todos seus dispositivos protegidos com uma boa solução de segurança.

 

Fonte: Relatório Symantec de Ameaças de Segurança na Internet 2018 – ISTR.


Leave a Reply

Entre em contato

Endereço
São José do Rio Preto-SP

Horário
Segunda—Sexta: 8:00–18:00
Sábado: 08:00–12:00

E-mail

contato@acction.com.br

Urgência e Emergência

(17) 98118-6432

(17) 99741-5185

 

Busca

WhatsApp chat