9 Pontos Positivos da Computação em Nuvem

Cloud Computing, IaaS, PaaS, SaaS, BaaS

9 Pontos Positivos da Computação em Nuvem

Confira abaixo os principais pontos positivos da computação em nuvem Pública.

A computação em nuvem ou cloud computing, como preferirem, é frequentemente referenciada como “A Nuvem”, uma tecnologia que já está por aí há um tempo e está crescendo rapidamente e se expandindo pela internet, sendo usada por usuários particulares, pequenas empresas e grandes corporações.

Resumimos aqui, em 9 pontos, os principais motivos pelos quais você deve pensar em migrar seus serviços para nuvem. Não todos juntos, mas sim gradativamente. Conforme a maturidade dos serviços vão sendo alcançadas, mais serviços podem ser migrados para a nuvem.

Escalabilidade

Você pode aumentar ou diminuir o total de armazenamento, processamento, memória, capacidade da rede, de acordo com as suas necessidades. Os fornecedores de nuvem – pelo menos os maiores – investem maciçamente em recursos de hardware e software, o que permite que esses recursos sejam oferecidos de forma rápida e fácil, o que não acontece em uma nuvem privada.

Redução de Custos

As nuvens públicas (Azure, AWS, Google, IBM, Oracle, etc.) são mais econômicas que as nuvens privadas devido aos custos com aquisições de hardware e a sua manutenção. Quem já precisou comprar um novo servidor sabe o que isso significa. Novos hardwares significam novos conhecimentos sobre as novas tecnologias, identificação de quais tecnologias podem servir as novas necessidades, processos de levantamento de custos de aquisição e depois os custos de manutenção. O que não ocorre com a computação em nuvem, onde tudo isso é de responsabilidade dos provedores.

Flexibilidade

Você escolhe quais e quantos recursos você quer a qualquer momento. A forma como a nuvem foi idealizada e construída, permite que você construa seu ambiente, adicionando e dimensionando os recursos conforme eles se façam necessários. As ferramentas de administração foram criadas para facilitar a adição e a remoção dos recursos.

Recursos Sob Demanda

Quaisquer dados armazenados na nuvem estarão disponíveis para você 24/7. Isto significa que durante 24 horas por dia e 7 dias por semana nós podemos solicitar quaisquer dados que precisarmos. Em uma nuvem privada alguns fatores podem dificultar esta demanda, como a falta de energia, inundações, queimas de hardware, entre outros fatores. Garantir a disponibilidade dos dados é um dos três pilares fundamentais da segurança da informação.

Infraestrutura Compartilhada

Nuvens públicas são mais vantajosas economicamente por oferecerem recursos compartilhados. Uma das grandes sacadas da computação nos últimos anos foi o compartilhamento dos recursos. Principalmente nos dias atuais onde os computadores têm uma grande capacidade de processamento e que quase sempre não é utilizada na sua totalidade. Utilizando os recursos na nuvem estamos fazendo uso de enormes quantidades de recursos que estão sendo compartilhados entre diversas empresas e pessoas.

Configuração Facilitada

Todos os serviços estão disponíveis por todo o mundo. Você só tem que escolher qual vai querer. A configuração é extremamente fácil depois disso. O modelo de configuração da nuvem foi projetado para que o cliente “pegue” um serviço ou recurso como se estivessem em um supermercado. Onde o cliente vai escolhendo o que ele precisa para montar seu projeto e se preocupa somente em dimensioná-lo e com as configurações básicas, as grandes configurações por trás dos serviços fica por conta do provedor da nuvem.

Segurança

Os serviços de segurança fornecerão a infraestrutura e as ferramentas que tornarão seus arquivos mais seguros do que se estivessem em uma nuvem privada. A segurança da informação é um pilar fundamental que mantem – se bem aplicada – ou derruba – se mal aplicada ou ausente – uma empresa. Também sabemos que a segurança não se restringe ao datacenter, às estações de trabalho ou à rede, mas sim à todas as partes. É uma abordagem holística que atinge desde o colaborador até os celulares e dispositivos de IoT. Envolve controle de acessos físicos e lógicos, proteção contra catástrofes, incêndios e diversas outras ameaças. A preocupação com a segurança da informação demanda muito conhecimento e trabalho, e grande parte desse trabalho é feito pela nuvem.

Expansão

A nuvem também oferece um grande número de ferramentas e recursos que permitirá a expansão e o crescimento de seus negócios. Com o advento da nuvem alguns conceitos surgiram como o IaaS, PaaS e SaaS. Essas siglas significam respectivamente, Infraestrutura, Plataforma e Software como serviço. Uma escala de evolução e expansão onde você começa pela infraestrutura, evolui para a plataforma e expande para a totalidade dos aplicativos, levando todos os seus sistemas para a nuvem.

Pague Somente o Que Usar

Se você sabe o que quer, você também pode acordar com seu provedor de serviços e pagar de acordo com o uso dos recursos. Uma lógica simples, assim como é com a energia, água, telefonia, gás, etc. Porque temos que pagar por recursos que não usamos? Quando implantamos uma nuvem privada, investimos uma fortuna para garantirmos qualidade, segurança, capacidade de processamento, mas muitos desses recursos não são usados na sua totalidade. O que gera um desperdício de investimentos. Na nuvem pública isto não acontece. O modelo de negócios é o mesmo adotado pelas companhias fornecedoras de recursos públicos, onde você paga somente se consumir.


Se você está procurando por uma empresa que pode lhe ajudar nessa nova filosofia para sua empresa, a Acction esta preparada. Entre em contato conosco e agende uma reunião.


Leave a Reply

Entre em contato

Endereço
São José do Rio Preto-SP

Horário
Segunda—Sexta: 8:00–18:00
Sábado: 08:00–12:00

E-mail

contato@acction.com.br

Urgência e Emergência

(17) 98118-6432

(17) 99741-5185

 

Busca

WhatsApp chat