Saiba Como Navegar Na Internet Com Segurança

Saiba Como Navegar Na Internet Com Segurança

tunel vpn usuário e provedorSaiba como navegar na internet com segurança em qualquer lugar.

Você já dever ter precisado usar uma rede pública para poder se conectar à internet, mas sem saber que estava expondo seus dados. O uso de redes públicas em aeroportos, lanchonetes, bares, restaurantes é muito comum hoje em dia e se faz necessário em diversas situações, mas saiba que você pode estar sendo “espionado” e ter seus dados expostos aos cyber criminosos. Continue lendo nosso post e saiba como navegar na internet com segurança em qualquer lugar.

A primeira coisa que precisamos saber é que a única maneira de navegarmos sem corrermos o risco de ter nossas informações vistas por estranhos ou criminosos é cifrar (esconder) essas informações antes de serem transmitidas pela rede.

Muitos sites, como e-commerce´s, bancos, receita federal, webmail, se utilizam dessa tecnologia para cifrar as comunicações entre os servidores e o internauta, usando técnicas de criptografia que usam protocolos seguros como o HTTPS.

Mas nem todas as nossas navegações vão passar por esses sites, a maioria será em texto claro, sem criptografia. Sendo assim, qualquer um que conseguir interceptar nossa navegação saberá o que estamos fazendo, onde estamos indo, quais são nossos interesses e tudo o mais que visualizarmos durante a navegação.

Um outro ponto importante a se destacar é sobre os provedores de acesso. Toda comunicação é feita através deles e são eles quem nos fornecem o endereço IP, nosso endereço virtual que nos identifica e nos permite navegar pela internet. Assim, os provedores registram tudo o que estamos fazendo, não por que eles querem, mas por que são obrigados por lei a guardar todos os registros de atividade dos clientes por um determinado tempo.

Agora sabemos que temos dois pontos para nos preocuparmos quando estamos navegando em locais públicos, o primeiro é o provedor de acesso do local (que pode estar gravando tudo o que estamos fazendo, seja por questões de segurança, seja por questões de marketing, não importa) e o segundo são as interceptações de hackers que podem ter comprometido o servidor e a rede, e estar capturando toda a nossa navegação, podendo pegar inclusive nossas senhas.

Uma forma de nos ocultarmos e nos protegermos disso tudo é fazendo com que tudo o que nós fizermos na internet seja criptografado. E isto só será possível se utilizarmos uma conexão segura, onde temos a certeza que tudo o que for navegado não será visto por ninguém.

Você deve estar se perguntando, mas como é possível fazer isso, se estamos na rua? A resposta é simples. Basta que você force sua conexão através de um servidor que você confie, como um que esteja na sua casa, na sua empresa ou até mesmo através de outras empresas idôneas que forneçam esse serviço e que criptografe seus dados.

O serviço que estamos falando é a conexão VPN, Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, se preferir. A conexão VPN é feita através de um servidor de VPN, que se utiliza de protocolos e técnicas de criptografia forte, impossível de ser quebrada, protegendo a navegação.

Uma conexão feita através de um servidor VPN fica oculta dos registros do provedor, ele sabe no máximo que você está usando a VPN e toda sua navegação será anônima e segura. Também é possível que naveguemos sem os filtros impostos pelos provedores, como conteúdo baseados na nossa localização.

Países como a China, Coreia do Norte, Omã, irã, Arábia Saudita, Síria são alguns exemplos de países que filtram todo o conteúdo navegado pelos seus habitantes, uma forma de censurar a liberdade dos cidadãos. Nesses casos usar a VPN pode ser uma saída.

Quais os tipos de VPN´s

PPTP

Funciona em todos os computadores e dispositivos móveis, com qualquer sistema operacional, Windows, Linux, MacOS, iOS, Android. Este é o tipo mais comum de VPN

L2TP

Outro tipo comum de VPN, oferece criptografia mais forte que PPTP. Pode ser uma alternativa nos casos em que o PPTP não é possível.

SSTP

Se utiliza do protocolo SSL e criptografia de 256 bits. Por se utilizar do SSL, o mesmo protocolo utilizado por conexões HTTPS (porta 443), este tipo de VPN é uma alternativa em situações onde os outros tipos (PPTP e L2TP) são bloqueados por firewalls. Porém, nem todos os sistemas operacionais o suportam.

OpenVPN SSL

Funciona bem em Android, iOS, Windows, Linux através de um aplicativo próprio. Usa certificados entre o usuário e o servidor VPN para estabelecer a conexão. Permite ainda que os usuários alterem as portas padrões e reforcem os níveis de criptografia. Também permite ultrapassar os proxies.

Quais as situações em que você pode, ou deve, usar uma VPN

Surfar na web anonimamente

Use a VPN para proteger sua identidade e permanecer anônimo.

Tenha um IP dos Estados Unidos ou da Europa em qualquer lugar

Ao se conectar através de um servidor VPN destas localidades você receberá um endereço IP deles e muitos provedores oferecem a capacidade de trocar de localidade de forma transparente.

Navegação segura de locais públicos

Use a VPN para criptografar sua navegação enquanto se utiliza de hotspot público.

Ter um IP público fixo

Você terá sempre o mesmo IP independente do lugar que estiver navegando. Muito útil quando você criou regras de acesso às suas câmeras de vigilância baseado em IP.

Liberar sites ao redor do mundo

Não é o caso do Brasil, mas em países em que o governo controla o uso da internet, usar uma VPN é a única forma de acessar conteúdo proibido e bloqueado pelas políticas governamentais.

Desbloquear conteúdo VOIP

Idem ao item acima, usar a VPN desbloqueará a comunicação VOIP, proibida em alguns países como o Belize e Dubai.

Como escolher um bom provedor de VPN

Na hora de escolher um bom provedor de VPN você deve prestar atenção em alguns critérios de escolha para garantir que estará contratando um serviço de qualidade e com idoneidade.

Contrate um provedor confiável

Lembre-se que quando estiver usando uma VPN todo seu tráfego estará passando por este provedor. Então escolha uma empresa de sua confiança ou pesquise antes, veja o depoimento de outros usuários, analise sua reputação. Não escolha qualquer um. Muito cuidado com os grátis.

Suporte rápido e profissional

Uma das formas de saber que o provedor é confiável é através de seu suporte. Normalmente boas empresas fornecem suporte profissional 24/7 aos seus clientes. Eles podem te ajudar a configurar sua VPN de forma a garantir uma melhor velocidade e estabilidade de acordo com a sua localização.

Rede

Provedores que utilizar diversas redes tem vantagens, uma vez que podem trocar de rede caso percebam problemas de velocidade ou estabilidade.

Segurança

A força da criptografia é muito importante. Um bom fornecedor de VPN deve trabalhar com diversos protocolos e oferecer diversas formas de conexão, como PPTP, L2TP, SSTP e OpenVPN.

Banda ilimitada e tráfego ilimitado

Alguns provedores limitam o uso e a banda. Fique atendo a estes limites caso você faça muito uso de streaming de vídeo e jogos ou precise de velocidade para suas aplicações.

Velocidade

Provedores que oferecem muitos servidores e redes alternativas podem garantir sempre uma boa velocidade de VPN. Atente-se a isso.

Custo

Existem provedores de VPN gratuitos e pagos. Na hora de escolher entre um ou outro leve em consideração todos os fatores citados acima, atente-se à idoneidade do provedor, pense no quão importante são seus dados e faça suas escolhas.

Um bom lugar que você pode começar a pesquisar é o site https://pt.vpnmentor.com. Eles oferecem um informações detalhadas sobre os diversos provedores.

Confira também o guia dos melhores provedores de VPN de 2018 em https://pt.vpnmentor.com/bestvpns/overall/  e os melhores gratuitos https://pt.vpnmentor.com/blog/melhores-servicos-de-vpn-realmente-gratuitos/

A Acction oferece serviços profissionais para você implantar um servidor de VPN em sua empresa para seus colaboradores. Usufrua dos benefícios que uma VPN pode te oferecer. Entre em contato e marque uma visita.


Leave a Reply

Entre em contato

Endereço
São José do Rio Preto-SP

Horário
Segunda—Sexta: 8:00–18:00
Sábado: 08:00–12:00

E-mail

contato@acction.com.br

Urgência e Emergência

(17) 98118-6432

(17) 99741-5185

 

Busca

WhatsApp chat